Início » CILINDRO RODA FREIO » Cilindro Roda de Freio Informações e Função

Cilindro Roda de Freio Informações e Função

Cilindro roda de freio informações e função do sistema de freio. O cilindro de roda faz parte do sistema de freio chamado freio a tambor, onde ele se encontra entre as sapatas de freios, sua função é uma das mais importantes, pois ele é o que identifica e recebe a força vinda do cilindro mestre de freio, e empurrando essa força toda para as sapatas para que elas causem atrito com o tambor de freio causando atrito o suficiente para a frenagem de um veículo, um dos primeiros cilindros de roda fabricado por marcas famosas nesse segmento de freios foram feitos por alumínio, e esta tecnologia foi se evoluindo até que chegamos há cilindros de rodas com borrachas, para facilitar a pressão vinda do cilindro mestre e empurrar as sapatas.

Os cilindros de rodas que contem a borracha são precisamente coordenados para a qualidade da superfície de descolamento do pistão, existem muitos tipos de cilindros de roda (exemplo: os com borracha, os de alumínio, os fabricado com ferro, etc.) O cilindro de roda pode ser encontrado em muitas lojas com o segmento para freios, ou até mesmo em oficinas, lojas, etc. A pressão que o cilindro mestre envia para o cilindro de roda, é através do fluido em força mecânica aplicada sobre as sapatas de freio para que assim o atrito seja feito e assim a frenagem seja feita. O Cilindro de Roda é classificado por quatro posições veja abaixo:

SISTEMA DO CILINDRO DE RODA DO FREIO

  • Cilindro Roda de Freio Informações e Função

Cilindro de Roda

Posição de Repouso

Na posição de repouso, as gaxetas e os êmbolos comprimem a mola devido à pressão exercida pelas sapatas de freio, através das molas de retorno das sapatas, que mantém as lonas afastadas do tambor de freio.

Posição de Acionamento

A pressão exercida pelo cilindro mestre força os êmbolos para fora, empurrando as sapatas contra o tambor de freio, exercendo a ação de frenagem. A força aplicada às sapatas é proporcional à exercida pelo cilindro mestre.

Posição de Retorno

Ao eliminarmos a pressão no cilindro mestre as molas de retorno das sapatas retornam, comprimindo os êmbolos, forçando o fluido a retornar ao reservatório.

O refluxo do fluido é retardado pela válvula de pressão residual ou pelos furos calibrados, evitando assim um retorno brusco à posição de repouso. Isto para não provocar danos às gaxetas e entradas de ar do sistema hidráulico. (Curtiu as dicas de manutenção de cilindro roda de freio saiba mais informações e função do cilindro de roda) Curta-Nos No Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *