Início » DISCO FREIO » Disco de Freio Informações e Função

Disco de Freio Informações e Função

Disco de freio informações e função do sistema de freio. Os cuidados com os freios devem ser inúmeros, pois de longe essa é a parte que mais oferece segurança ao veículo, e como não poderia ser diferente, existem muitos problemas que podem ser causados por falta de freios, justamente por isso tomar alguns cuidados para conseguir manter a qualidade dos freios, acaba sendo um ponto de suma importância. Assim também acontece com os discos de freio, sendo considerada uma parte muito importante do veículo, os discos de freios são os que mais suportam a tensão durante uma frenagem, e consequentemente é a parte que mais necessita de resistência.

O disco de freio é feito para tolerar a altas temperaturas sem desintegrar, lembrando que essa alta temperatura é causada principalmente por causa do contato entre as pastilhas de freio e o disco, esse contato permite que o veículo consiga parar de forma segura. Lembrando que no caso de veículos de passeio, praticamente não a problemas em relação a disco de freio, como o mesmo conta com materiais muito resistentes, consequentemente não a necessidade de fazer sua troca durante um bom tempo.

E em casos onde o disco está com problemas causados pelas pastilhas, é possível somente recondicionar e assim ter um ótimo resultado, fazendo com que o disco de freio fique como novo. Dê uma forma geral os discos não costumam ter muitos problemas durante o longo de sua vida útil que pode ser muito extensa, porém os cuidados com as pastilhas de freio são de suma importância para manter os discos de freio com qualidade, pois as pastilhas desgastadas também podem afetar diretamente o disco, o que consequentemente se torna um grande problema.

Vale ressaltar que atualmente existem muitas empresas que são especializadas no segmento, por isso o motorista não precisa se preocupar, sendo que o mesmo pode levar seu veículo para fazer uma analise completa do sistema de freios para saber se o mesmo está funcionando de forma correta.

DISCO DE FREIO MANUTENÇÃO E RECOMENDAÇÕES

  • Disco de Freio Informações e Função do Sistema de Freio

Disco de Freio Informações e Função

DICAS E RECOMENDAÇÕES:

  • Substitua os discos de freio quando atingirem a espessura mínima;
  • Na troca de pastilhas sempre substitua ou retifique os discos de freio;
  • A espessura dos discos de freio do mesmo eixo deve ser igual;
  • Troque sempre os discos de freio e as pastilhas de freio do mesmo eixo;
  • Lave os discos de freio com desengraxante antes de ser montado no veículo;
  • O disco de freio suporta, durante as frenagens, altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso de discos de freio com espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante poderá ocasionar sérios problemas, como:
    a. Maior possibilidade de superaquecimento dos freios devido à menor quantidade de material;
    b. Menor resistência mecânica da peça, podendo ocorrer empenamento, trincas ou até mesmo a quebra total do disco de freio;
    c. Travamento do êmbolo da pinça de freio.

ATENÇÃO:

Observação: logo após ter sido feita a troca dos discos e pastilhas de freio, tem-se pouca eficiência do sistema de freio; isto é considerado normal, pois, apesar das peças serem novas, não se tem o contato total entre as faces de frenagem (assentamento).

Esta condição de trabalho contribui para o superaquecimento do sistema de freio, por este motivo é recomendado que nos primeiros 500 km rodados não sejam utilizados os freios de forma brusca (exceto em caso de emergência), pois pode provocar o azulamento dos discos de freio devido ao excesso de temperatura, o que poderá vir a anular a garantia do disco de freio. Com a utilização normal os freios vão se recuperando gradativamente até atingirem a eficiência total (assentamento). (Curtiu as dicas de disco de freio informações e função do sistema de freio saiba mais informações e função do disco de freio)  Curta-Nos No Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *