Início » VÁLVULA EQUALIZADORA FREIO » Válvula Equalizadora de Freio Informações e Função

Válvula Equalizadora de Freio Informações e Função

Válvula equalizadora de freio informações e função do sistema de freio. Os freios são uma parte muito importante de um veículo, visto que o mesmo fica sendo o principal responsável por fazer com que o veículo pare, algo que deve ser levado em consideração pelos proprietários de veículos, e como não poderia ser diferente, existem muitas empresas que já atuam dentro do mercado nacional e que trabalham com o desenvolvimento de freios. O desenvolvimento de freios é algo bastante comum durante os últimos anos, isso porque todos os veículos terrestres utilizam o freio, sendo um produto bastante resistente e que também consegue ter uma boa resistência a impactos e também a alta pressão.

Apesar de parecer um material muito frágil, os freios conseguem oferecer muita resistência, conseguindo absorver boa parte dos impactos causados durante uma viagem, permitindo que a suspensão e sistema de amortecimento também funcionem com maior qualidade, afinal de contas a suspensão dos veículos trabalha juntamente com os freios, visto que os freios tem grande importância para suspensão. Outro ponto muito interessante também é em relação a aderência, os freios oferecem uma grande aderência, algo que outros produtos não iriam oferecer, o que acaba sendo outro ponto para os freios.

Durante os últimos anos, várias tecnologias vem sendo empregadas para o desenvolvimento e fabricação dos freios, o que por sua vez acaba sendo um ponto muito positivo para os consumidores, que tem a possibilidade de poder contar com equipamentos que realmente vem oferecendo bastante qualidade, porém com baixo custo. Esse baixo custo se deve principalmente a concorrência que quer sempre poder oferecer produto de alta qualidade e com baixo custo.

Entre um dos equipamentos que são utilizados para o desenvolvimento dos freios está a válvula equalizadora, sendo uma válvula que tem por finalidade controlar a pressão dos freios tanto na parte dianteira quanto na parte traseira. Essa válvula é de suma importância para que o sistema tenha uma boa harmonia em seu funcionamento, evitando problemas como no caso de os freios traseiras frearem mais do que os dianteiros

TIPOS DE VÁLVULAS EQUALIZADORAS DE PRESSÃO

  • Válvula Equalizadora de Freio Informações e Função

Válvula Equalizadora de Freio Informações e Função

1  – VÁLVULA DE PONTO DE CORTE FIXO 

2  – VÁLVULA SENSÍVEL À CARGA

Dependendo do projeto do veículo faz-se necessária a utilização de uma válvula equalizadora de pressão sensível à carga ou com ponto de corte fixo. Para definir o tipo e a regulagem da válvula para um determinado veículo é necessário levar em consideração diversos fatores técnicos encontrados nas especificações do projeto desse veículo.

FUNÇÃO DAS VÁLVULAS EQUALIZADORAS

Ao frear um veículo, uma grande parcela de seu peso é transferida do eixo traseiro para o eixo dianteiro, processo denominado “Transferência dinâmica de carga nos eixos”. A função da válvula equalizadora de freio é regular a pressão de aplicação do freio, evitando o excesso de força de frenagem nas rodas traseiras, que, dependendo da situação do peso sobre a roda, das condições de pista, bem como da intensidade da frenagem, provocariam o perigo de o veículo desgovernar-se, comprometendo sua estabilidade. (Curtiu as dicas de válvula equalizadora de freio informações e função do sistema de freio saiba mais informações e função da válvula equalizadora de freio) Curta-Nos No Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *